Como funciona o Microsoft Azure?

Não há como negar que o futuro da computação está na nuvem. As pessoas estão usando cada vez mais serviços em nuvem mesmo sem perceber, e as empresas estão mudando para transformar digitalmente seus serviços, utilizando da computação em nuvem para se tornarem mais eficazes, eficientes e competitivas. Atualmente, os aplicativos e plataformas estão crescendo rapidamente em todos os setores, servindo com uma infraestrutura de TI que impulsiona negócios de todos os tamanhos.

Em sua essência, o Microsoft Azure é uma plataforma de computação em nuvem pública com soluções que incluem Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS) que podem ser usados para análises virtuais, armazenamento, rede e outros, podendo substituir ou complementar servidores locais.

Existem centenas de serviços disponíveis por meio do Azure, praticamente qualquer produto de computação em nuvem que uma empresa possa precisar pode ser encontrado na plataforma. Em termos de escopo, cobre mais regiões do que qualquer outro provedor de nuvem e devido à sua natureza acessível e escalabilidade massiva, o Azure pode ser usado por empresas de todos os tamanhos e circunstâncias, desde startups a grandes corporações.

IaaS e PaaS no Azure

O IaaS permite que as empresas terceirizem sua infraestrutura no Azure, recebendo os recursos necessários para suprir as necessidades do dia a dia e pagar pelo que usam, podendo até mesmo substituir a infraestrutura interna de um data center, logo que sua computação e armazenamento ocorrerá na nuvem. Essa solução traz benefícios como mobilidade e flexibilidade.

O PaaS permite que criem seus próprios aplicativos e soluções, rodando programas baseados na infraestrutura interna da companhia. Então, com o PaaS a companhia continua tendo como seu principal servidor aquele que está fisicamente na empresa, e o sistema em si é virtualizado pelo serviço da Microsoft.

Benefícios do Microsoft Azure

Além dos serviços inovadores e essenciais para os negócios, há muitos outros benefícios para o Azure que o tornam interessante para organizações de todos os níveis. Os serviços disponíveis por meio do Azure podem ser extremamente benéficos para as empresas, pois esse tipo de poder de computação é difícil e extremamente caro de replicar internamente, mas o modelo de licenciamento do Azure dá às empresas acesso a tecnologia e recursos de ponta que talvez não seriam capazes de obter de outra forma.

Abaixo listamos algumas vantagens do uso da plataforma de nuvem da Microsoft:

– Adaptável: Pode suportar quase todo sistema operacional, linguagem, ferramenta ou estrutura;

– Flexível: Move os recursos de computação conforme necessário;

– Confiável: SLA (garantia do nível de serviço) de disponibilidade de 99,95% e suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana;

– Econômico: Pague apenas pelo que usar e economize com instalação e manutenção de servidores internos;

– Seguro: É ​a primeira plataforma a adotar o novo padrão internacional de privacidade na nuvem, ISO 27018. Dessa forma, a Microsoft garante o melhor em termos de segurança para todas as operações e dados na nuvem Azure.

Azure e a indústria de IoT

O Microsoft Azure é o recurso perfeito para empresas que estão migrando para soluções de IoT (internet of things). É possível conectar seus dispositivos à nuvem usando soluções que se integram à sua infraestrutura existente e começar a coletar dados sobre sua empresa. No Azure IoT Hub, você pode monitorar e gerenciar bilhões de dispositivos e obter esclarecimentos para ajudá-lo a tomar melhores decisões, melhorar as experiências do cliente, diminuir custos e acelerar o desenvolvimento da empresa.

 

Perfil do Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Atualmente exerce a função de Diretor Tecnologia & Produtos na NowCy. Possui 12 anos de experiência em Infraestrutura de TI e Segurança da Informação. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí dezenas de certificações profissionais, em destaque: Fortinet NSE 1, 2, 3, + Cisco CCNA R&S & CCNP R&S - ITIL - IPv6 Enginner - SentinelOne Core - Picus Security, dentre outras.

Compartilhe