A tecnologia torna-se, cada vez mais, um pilar de extrema importância no mundo dos negócios, pois oferece não apenas uma estrutura para o sucesso, mas também uma identidade para uma corporação. A gestão de tecnologia da informação é o processo pelo qual todos os recursos relacionados à tecnologia são gerenciados de acordo com as prioridades e necessidades de uma organização. Isso inclui recursos tangíveis, como hardware de rede, computadores e pessoas, bem como recursos intangíveis, como software e dados. O objetivo central da gestão de TI é gerar valor através do uso da tecnologia.
Como prática de negócios, a gestão de TI é mais do que instalar e manter a tecnologia, mas também usá-la de forma transformadora. Esses profissionais lidam com todo o gerenciamento de atividades baseadas em computador dentro de uma organização. Um gerente de TI geralmente é responsável pelo planejamento das metas de TI dentro da empresa e, em seguida, trabalha com equipes, técnicas e não técnicas, para executar essas metas. O gestor de TI deve manter-se atualizado com todas as tecnologias mais recentes e ser capaz de comunicar diretrizes a outros gerentes de departamento e funcionários em contabilidade, finanças, marketing e produção.
A gestão de TI é a solucionadora de problemas. À medida que uma empresa cresce ou surgem problemas, muitas vezes caberá a gestão de TI criar um sistema operacional ou software que ajude os profissionais de vendas, serviços ou manufatura a serem mais produtivos. Além das responsabilidades técnicas, a equipe de TI também deve ser capaz de se comunicar em ambientes técnicos e não técnicos. Tornar-se gerente de TI significa ser um tomador de decisões e extrair o melhor trabalho de analistas e programadores. Ser capaz de treinar pessoal não técnico sobre como usar o software é outra função que o gerente de TI deve desempenhar, além da necessidade de também estar preparado para responder a perguntas e problemas de chefes de departamento e gerentes gerais.
As responsabilidades da gestão de TI
Os profissionais de tecnologia da informação agregam valor aos negócios, garantindo que seus sistemas tecnológicos suportem os objetivos organizacionais, porém suas responsabilidades variam de acordo com o tipo de indústria. Listamos abaixo algumas funções:
- Solução de problemas e suporte ao usuário;
- Implementação de medidas de segurança;
- Análise e gerenciamento de banco de dados;
- Administração de rede;
- Desenvolvimento e manutenção de sites;
- Atualizações do sistema;
- Desenvolvimento de software;
- Recrutamento e treinamento de pessoal;
- Pesquisas de tendências do setor;
- Gerenciamento geral de projetos.
Habilidades do profissional de Gestão de TI
Tecnologia: Essa área exige que você avalie constantemente sua fluência técnica para garantir que esteja bem atualizado nos softwares, hardwares e tecnologias emergentes mais recentes.
Pensamento estratégico: Avaliar rapidamente os problemas e oferecer soluções viáveis é fundamental. Além disso, à medida que os ciclos de vida da maioria dos produtos de tecnologia se tornam progressivamente mais curtos, aqueles que trabalham nessa área devem ser capazes de formular métodos estratégicos para manter os equipamentos em seu estoque e otimizar a aquisição de novos produtos.
Organização: A gestão do tempo é extremamente importante no setor de TI. Muitas empresas de tecnologia agora estão pagando seus funcionários com base na conclusão do projeto, em vez de horas trabalhadas. A capacidade de priorizar solicitações concorrentes é crucial.
Como ingressar na área e salário
Vários níveis de educação podem auxiliar a conseguir um emprego em tecnologia, desde cursos técnicos até cursos superiores. Alguns gerentes de TI frequentam uma faculdade, onde exploram computação e programação em um curso como ciência da computação ou engenharia da computação que tem duração de quatro anos. Outros são autodidatas e aprendem a administração de sistemas e programação. Existem muitos caminhos a se seguir para se tornar parte de uma gestão de TI.
Cada caminho tem suas próprias vantagens e desvantagens. No passado, a maioria dos gestores de TI eram graduados, mas isso mudou nos últimos anos. Agora existem muitos técnicos de TI bem-sucedidos que são autodidatas ou que participaram de bootcamps.
Segundo uma pesquisa do site Vagas, o salário de gestor de TI tem um piso de R$2.650,00 e pode estender-se até R$8.554,00. Porém, deve-se levar em consideração a valorização da área no mercado, que vem crescendo mais a cada ano, e os conhecimentos e experiência do contratado, o que pode gerar um salário ainda maior caso seja um gestor sênior.
Os líderes, gerentes e equipes de TI impulsionam o sucesso das empresas no mercado pelos bastidores.
Perfil do Autor
- Leandro Lima
- Atualmente exerce a função de Diretor Tecnologia & Produtos na NowCy. Possui 12 anos de experiência em Infraestrutura de TI e Segurança da Informação. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí dezenas de certificações profissionais, em destaque: Fortinet NSE 1, 2, 3, + Cisco CCNA R&S & CCNP R&S - ITIL - IPv6 Enginner - SentinelOne Core - Picus Security, dentre outras.
Últimas Postagens
- Segurança ofensiva28 de agosto de 2024Pentest: O que é, importância e como proteger sua empresa com Testes de Penetração
- Cibersegurança7 de agosto de 2024Sentinel One: como a solução se destaca versus a CrowdStrike
- Cibersegurança19 de junho de 2024O que é Phishing e como proteger sua empresa
- Firewall11 de junho de 2024SD-WAN Fortinet: O que é e quais suas funcionalidades