Antivírus inteligência artificial – O que é?

Antivírus inteligência artificial

Neste artigo vamos te explicar o que é um Antivírus com Inteligência Artificial. Continue lendo para saber mais.

À medida que o número de ataques cibernéticos aumenta e a exploração de vulnerabilidades continua a crescer, a gestão da segurança da informação se torna um desafio, seja na escolha de novas tecnologias capazes de lidar com as mais recentes ameaças ou a qualificação de recursos humanos especializados no assunto.

Embora as empresas estejam amadurecendo e entendendo a importância dos investimentos em Cibersegurança, destinando um orçamento especifico para a área, existe outros problemas inerentes a complexidade de lidar com as ameaças cada dia mais avançadas e evasivas.

Os invasores estão constantemente se aproveitando de novas técnicas de ataque, como bots e outras ferramentas automatizadas, tornando impossível sua detecção em soluções legadas, como os antivírus tradicionais.

Empresas de todos os portes estão sendo alvo de ataques cibernéticos, o que coloca todos os negócios em risco. Neste ponto entra a questão, como melhorar a segurança e mitigar o risco de ataques cibernéticos avançados, sem aumentar exponencialmente o esforço de gestão? A resposta pode estar na utilização de soluções de Antivírus com inteligência artificial.

 

 

A importância do Antivírus com inteligência artificial

Embora o bloqueio de ameaças conhecidas continue sendo uma parte importante da solução de antivírus, o volume de ameaças e informações que devem ser processadas é maior do que os humanos podem gerenciar sozinhos.

Os atacantes estudam as estratégias que as empresas usam para tentar bloquear ataques e trabalham para aumentar a sofisticação do seu malware,  direcionando seu funcionando para furar as defesas tradicionais que as empresas utilizam. Neste aspecto, o uso de Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina é fundamental para identificar mudanças de comportamento na execução do software malicioso.

Ao incorporar o aprendizado de máquina na tecnologia de segurança de endpoint, a solução de antivírus é capaz de agir de maneira autônoma identificando as novas ameaças pelo seu comportamento. O mecanismo de verificação de inteligência artificial trabalha de forma automatizada e detecta ameaças em tempo real. Ao contrário de soluções de antivírus tradicionais que trabalham com scan agendados, que consomem muito mais tempo e recursos.

Uma solução de antivírus com inteligência artificial protege contra ameaças desconhecidas, bem como ameaças conhecidas, o que é cada vez mais importante à medida que o uso de ataques sem arquivo aumenta entre os invasores, permitindo que ambos os tipos de ameaças sejam expostos em tempo real, apoiando as organizações no bloqueio dessas ameaças em uma velocidade muito maior.

 

Artigo relacionado: Next Generation Antivirus – O que é?

 

 O que uma solução de Antivírus inteligência artificial deve possuir?

 

1 – Proteção contra malware sem assinatura

A proteção contra malware sem assinatura usa algoritmos de aprendizado de máquina para determinar a probabilidade de um arquivo ser malicioso. Novas ameaças são interrompidas imediatamente, antes que elas infectem todo o ambiente de rede.

 

2 –  Agente leve único

A arquitetura baseada em nuvem e um único agente não causam impacto nos computadores e servidores. Um único agente agrega todas as funções que um Antivírus com inteligência artificial deve possuir.

 

3 – Aprendizado de máquina

O aprendizado de máquina pode detectar e impedir malware conhecido e desconhecido em endpoints, estejam eles dentro ou fora da rede. Ele permite a descoberta mais rápida e completa de indicadores de ataque, elimina ransomware e preenchendo as lacunas deixadas pelo antivírus tradicional.

 

4 – Bloqueio de exploração de vulnerabilidades

o Malware nem sempre é entregue em um arquivo. Ataques que usam macros no Excel, execução, in-memory e outras técnicas sem arquivo estão aumentando. O bloqueio de exploração detecta e bloqueia a exploração de vulnerabilidades nos computadores e servidores à medida que ela ocorre.

 

5 – Integração de inteligência de ameaças

A inteligência integrada contra ameaças permite a avaliação imediata das origens, impacto e gravidade dos eventos do ambiente e também fornece orientação sobre como responder e corrigir o incidente da melhor forma.

 

6 – Gestão nativa em nuvem

A arquitetura em nuvem é o componente crítico na  solução de antivírus com inteligência artificial. Uma solução de antivírus baseada em nuvem pode estar totalmente operacional em segundos, sem necessidade de reinicialização, atualizações de assinatura, configuração ou  infraestrutura local. Os algoritmos podem processar a atividade do endpoint à medida que ela ocorre, expondo arquivos maliciosos e comportamentos suspeitos quase em tempo real, sem impacto no desempenho da máquina.

 

 

SentinelOne – Exemplo Antivírus inteligência artificial

Um bom exemplo de antivírus com inteligência artificial é a solução de proteção de Endpoint SentinelOne.  A tecnologia da solução oferece proteção de endpoint autônoma por meio de um único agente que previne, detecta e responde com sucesso a ataques em todos os principais vetores. Projetada para extrema facilidade de uso, a plataforma SentinelOne economiza tempo dos clientes aplicando inteligência Artificial para eliminar ameaças automaticamente, seja em ambientes locais ou na nuvem.

O SentinelOne protege diversos tipos de sistemas operacionais, como Windows , macOS e Linux. A tecnologia de antivírus com inteligência artificial do SentinelOne oferece maior taxa de detecção de ameaças, melhores recursos de resposta e um número maior de medidas preventivas, substituindo totalmente os produtos tradicionais de proteção de endpoints.

Os vídeos demonstrativos abaixo exemplificam a identificação e o bloqueio de uma ameaça de Ransomware pelo SentinelOne – tanto para Windows quanto para Linux.

 

Artigo relacionado: Líder Gartner Antivírus – Melhores soluções

 

Exemplo: SentinelOne vs Revil Ransomware (WINDOWS)

Exemplo: SentinelOne vs Revil Ransomware (LINUX)

 

 

Conclusão

O software de antivírus tradicional, ás vezes é eficaz, porém não possuí todas as capacidades para identificar as ameaças mais recentes e evasivas. Em vez disso, os AVs tradicionais usam métodos de detecção baseados em assinatura, que os hackers aprenderam, há muito tempo, como evadir.

Para combater ataques cibernéticos em evolução, o antivírus com inteligência artificial empregam técnicas de aprendizado de máquina e modelagem preditiva para estabelecer análises muito mais profundas do comportamento da ameaça, identificando novos tipos de malware antes que ele tenha a chance de infectar a rede da sua empresa.

A NowCy é parceira reconhecida e especialista em soluções de antivírus com inteligência, o que garante melhor utilização dos recursos, suporte diferenciado, maior performance e tranquilidade para a sua equipe se concentrar no que é mais importante para o seu negócio. Entre em contato e agende uma apresentação!

Quer ver uma solução de antivírus com inteligência artificial em ação? Solicite uma demonstração gratuita!

Perfil do Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Atualmente exerce a função de Diretor Tecnologia & Produtos na NowCy. Possui 12 anos de experiência em Infraestrutura de TI e Segurança da Informação. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí dezenas de certificações profissionais, em destaque: Fortinet NSE 1, 2, 3, + Cisco CCNA R&S & CCNP R&S - ITIL - IPv6 Enginner - SentinelOne Core - Picus Security, dentre outras.

Compartilhe