Identificação de fontes potenciais de dados armazenados

O uso e armazenamento de dados é uma das maiores tendências mundiais atuais na área da tecnologia, por isso, existem locais onde os dados são originados e armazenados, conhecidos como fontes de dados.

Uma fonte de dados é o local inicial onde os dados nascem ou onde as informações físicas são digitalizadas pela primeira vez, no entanto, mesmo os dados mais refinados podem servir como uma fonte, desde que outro processo os acesse e utilize. Resumidamente, uma fonte de dados pode ser um banco de dados, um arquivo simples, dados da web coletados ou qualquer um dos inúmeros serviços de dados estáticos e de streaming que abundam na Internet.

Embora a diversidade de conteúdo, formato e localização de dados só esteja aumentando com as contribuições de tecnologias como IoT e a adoção de metodologias de big data, ainda é possível classificar a maioria das fontes de dados em duas categorias amplas: fontes de dados de máquina e fontes de dados de arquivo.

Fontes de dados de arquivo

As fontes de dados de arquivo contém todas as informações de conexão em um único arquivo de computador compartilhável. Os usuários não decidem qual nome é atribuído às fontes, pois essas fontes não são registradas para aplicativos, sistemas ou usuários individuais e, na verdade, não têm um DSN (data source name) como o das fontes de dados de máquina. Cada arquivo armazena uma string de conexão para uma única fonte de dados. Ao contrário das fontes de máquina, as fontes de dados de arquivo são editáveis ​​e copiáveis ​​como qualquer outro arquivo de computador. Isso permite que usuários e sistemas compartilhem uma conexão comum.

É importante pontuar que arquivos .dsn não compartilháveis também existem. Eles existem em uma única máquina e não podem ser movidos ou copiados. Esses arquivos apontam diretamente para as fontes de dados da máquina. Isso significa que fontes de dados de arquivo não compartilháveis revestem fontes de dados de máquina, servindo como um proxy para aplicativos que esperam apenas arquivos, mas também precisam se conectar aos dados de máquina.

Fontes de dados de máquina

As fontes de dados da máquina têm nomes definidos pelos usuários, devem residir na máquina que está recebendo dados e não podem ser facilmente compartilhadas. Como outras fontes de dados, as fontes de dados da máquina fornecem todas as informações necessárias para se conectar aos dados, como drivers de software relevantes e um gerenciador de drivers, mas os usuários só precisam se referir ao DSN como uma abreviação para chamar a conexão ou consultar os dados. As informações de conexão são armazenadas em variáveis de ambiente, opções de configuração do banco de dados ou em um local interno da máquina ou aplicativo em uso.

As fontes de dados têm como objetivo auxiliar os usuários e aplicativos a se conectar e mover os dados para onde eles necessitam estar. Eles reúnem informações técnicas relevantes em um só lugar e as ocultam para que os consumidores de dados possam se concentrar no processamento e identificar a melhor forma de utilizar seus dados.

O objetivo é empacotar informações de conexão em um formato mais fácil de entender. Isso torna as fontes de dados essenciais para a integração facilitada de sistemas distintos, pois evitam que os acionistas precisem lidar e solucionar problemas de informações de conexão complexas, mas de baixo nível. E apesar dessas informações de conexão estarem ocultas, elas estão sempre acessíveis quando necessário. Além disso, essas informações são armazenadas em locais e formatos consistentes que podem facilitar outros processos, como migrações ou mudanças estruturais.

Perfil do Autor

Saulo Almeida
Saulo Almeida
Diretor de Riscos e Compliance da NowCy. Advogado sênior, pós-graduado em Direito Empresarial. Especialista em Direito Digital, LGPD, Cibersegurança e Risco Corporativo. Atualmente ocupando posição estratégica na gestão de riscos digitais.

Compartilhe