Latência Microsoft

O mercado empresarial brasileiro está atento às tendências da área tecnológica que podem beneficiar negócios de todos os portes e setores. Com isso há um grande crescimento da utilização de serviços de nuvem, o que deixa grandes distribuidoras interessadas em investir no país e facilitar o acesso aos seus serviços. Uma delas é a Microsoft, que em 2020 anunciou o Microsoft Mais Brasil, plano que tem como objetivo contribuir para promover o crescimento do país, oportunidades de emprego e sustentabilidade.

Como parte da iniciativa, a Microsoft também expandiu sua infraestrutura de nuvem no país, investindo em uma nova região de data center baseada no Rio de Janeiro. A expansão da infraestrutura de nuvem da Microsoft no Brasil representa vantagens para seus clientes brasileiros, por exemplo, a latência de seu serviço de nuvem, Microsoft Azure, 90% menor.

O que é latência?

A latência (popularmente conhecida como ping) trata-se do tempo que leva para um conjunto de dados ser transmitido de seu dispositivo para um servidor na Internet e de volta para seu dispositivo novamente. O tempo de latência, contado em milissegundos (ms), tem um efeito considerável no tempo de atraso de acesso, que é influenciado de forma crítica tanto por sua tecnologia de acesso à Internet quanto por sua localidade.

Se o acesso estiver acontecendo por servidores remotos muito distantes, a extensão da rota de transmissão também tem um efeito marcante no tempo da latência, que pode ultrapassar 100 ms, sendo que o tempo normal varia entre 5 e 30 ms. As ligações rápidas à Internet têm um tempo de ping inferior a 10 ms e as ligações lentas à Internet podem ter um tempo de ping superior a 50 ms.

Por essas razões, a latência da rede é tão importante e também muito difícil de ser otimizada, o que torna a iniciativa da Microsoft um verdadeiro baú de tesouros para os consumidores brasileiros, que agora podem utilizar a plataforma Microsoft Azure com uma latência 90% menor.

Através do site disponibilizado pela própria Microsoft, é possível medir a latência entre a sua rede local e qualquer um dos datacenters da Microsoft espalhados pelo mundo, dessa forma é possível se ter uma noção do quão impactante a distância do servidor pode ser para o tempo de latência.

 

Perfil do Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Atualmente exerce a função de Diretor Tecnologia & Produtos na NowCy. Possui 12 anos de experiência em Infraestrutura de TI e Segurança da Informação. Atuando na coordenação e elaboração de projetos para organizações governamentais e privadas. Possuí dezenas de certificações profissionais, em destaque: Fortinet NSE 1, 2, 3, + Cisco CCNA R&S & CCNP R&S - ITIL - IPv6 Enginner - SentinelOne Core - Picus Security, dentre outras.

Compartilhe